Saúde Qual o segredo da longevidade da população japonesa?Uma das respostas é, com certeza, a base de sua alimentação. Além disso, o hábito de consumir muito arroz, peixe, verduras e missoshiru é tido como um dos responsáveis pelo baixo índice de obesos no país. Confira na reportagem, os benefícios que cada alimento pode proporcionar à saúde. Não é por acaso que a maioria da população japonesa tem uma silhueta esbelta e está entre os povos com maior longevidade no planeta. Um dos segredos é a alimentação, considerada uma das mais ricas, saudáveis e equilibradas do mundo Da Redação
O hábito de consumir proteínas, fibras e carboidratos no desjejum, com a ingestão de arroz, peixe, verduras (asagohan) e missoshiru (sopa de missô, pasta de soja) é tido como um dos responsáveis pelo baixo índice de obesos no país. Completam esse cardápio nas refeições principais mais peixes (crus ou grelhados), algas de diversos tipos, alimentos à base de soja, verduras e legumes cozidos.
Para o estrangeiro que está no Japão vale a pena investir nesse tipo de alimentação, em benefício da saúde. Cientistas já compravaram, por meio de diversas pesquisas, que certas doenças, como as do coração, a osteoporose e até certos tipos de câncer podem ser evitados com uma alimentação saudável e balanceada. Entre esses nutrientes, muitos são encontrados nos ingredientes que compõem as refeições do dia-a-dia japonês.
Também o sushi, um prato aparentemente simples, é rico em proteína e minerais como cálcio, fósforo e ferro. O vinagre adicionado ao arroz possui propriedades antibacterianas, além de prevenir a fadiga e diminuir o risco de arteriosclerose e hipertensão.
Não dispense nem mesmo o nabo cortado em tiras finas que acompanha o sashimi. O comumente chamado tsuma tem enzimas digestivas que auxiliam na digestão de gorduras, facilitando o trabalho do organismo. Já os mariscos têm propriedades rejuvenecedoras, sobretudo para a pele.
Saúde no prato do dia a dia
|